fbpx

rótulo de cerveja - grupocb

O que é rótulo?

Essa pode ser uma pergunta óbvia, mas você sabe exatamente o que é rótulo? Provavelmente logo vem a sua cabeça que rótulo é uma logo ou uma ilustração, estampada na frente de um produto. Sim, isso está correto, mas o rótulo abrange ainda mais especificações. No dicionário a palavra é descrita como: 1. peça de madeira, pergaminho ou papel, com alguma inscrição pertinente à coisa a que é aposta. 2. impresso, afixado em recipientes e embalagens, que apresenta informações sobre o produto ali contido (por exemplo, sua marca, principais características, apelos mercadológicos, nome e endereço do fabricante, peso, composição, teor alcoólico, etc.).

Partindo dessa definição entendemos e podemos afirmar que o rótulo, além de conter elementos gráficos, imagens, a logomarca do produto ou uma ilustração, consiste ainda em toda e qualquer informação sobre um produto, descritos na sua embalagem. O rótulo é a comunicação visual com informações dispostas na sua embalagem. É item obrigatório para a comercialização de muitos produtos, como os alimentícios. Além disso, tem o poder de dar vida ao produto e conquistar os clientes, já que o primeiro contato do cliente com o produto é o visual, o que pode ou não impactá-lo. Por isso é importante ter um bom rótulo, com informações coerentes e bem apresentadas, imagens chamativas e com apelo de marketing.

> Conheça a linha completa de rótulos da Vetys do Brasil <<

Por que um produto deve ter rótulo?

No Brasil, o rótulo se faz obrigatoriamente necessário para a comercialização de alguns tipos produtos, como medicamentos, produtos de limpeza, higiene, principalmente os alimentícios, cosméticos, entre outros. Um produto deve ter rótulo, porque é nele que devem apresentar as principais informações sobre o item aos clientes.

rótulo-de-produto

No Brasil, o órgão responsável pela regulamentação da rotulagem de alimentos, por exemplo, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Anvisa é vinculada ao Ministério da Saúde e tem como função regular o setor sanitário de produtos e serviços. Para estar dentro da regulamentação o rótulo do produto deve seguir alguns requisitos. Para rótulos de alimentos, por exemplo, as informações obrigatórias são: lista de ingredientes, origem do produto, prazo de validade, lote, conteúdo líquido, informação nutricional obrigatória e complementar, alergênicos e lactose. É através do rótulo que o consumidor toma conhecimento sobre o que está prestes a comprar e se aquela mercadoria é adequada para ele ou não como, por exemplo, no caso de a pessoa ser alérgica ou intolerante a algum ingrediente, se faz extremamente necessária a leitura do rótulo antes de adquirir o item em um supermercado, por isso o rótulo é muito importante.

Qual a importância do rótulo para a marca e para as vendas?

Além de trazer todas as informações necessárias ao consumidor, ter um bom rótulo no produto é também muito importante para a sua marca e para alavancar as vendas. Antes de conhecê-lo, o consumidor será primeiramente impactado pelo visual e com o mercado altamente competitivo, alguns diferencias são de extrema importância para conquistar o consumidor. Com certeza você já ouviu o ditado popular que diz “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Pois, é isso mesmo que acontece com as mercadorias, em relação a sua embalagem. A grande concorrência exige mais do produto e uma excelente maneira de se destacar é, além de ter qualidade, apostar em rótulos bem elaborados, bonitos e criativos.

Os consumidores prezam muito pela qualidade das informações presentes no rótulo, mas só isso não basta, é preciso que ele seja atrativo e desperte a curiosidade do comprador. É através dos rótulos que os produtos serão caracterizados, reconhecidos e destacados no mercado.

Para conquistar essa lista de desejos na criação de um bom rótulo para o seu produto, contar com a experiência de profissionais é de extrema importância. O Grupo CB está há mais de 30 anos no mercado e é especializado em serviços de Comunicação Visual, com Know How e expertise para garantir a qualidade na impressão do rótulo do seu produto. Basta acessar o site www.grupocb.com e solicitar um orçamento. O Grupo CB está pronto para lhe ajudar.

No próximo artigo falaremos sobre como um rótulo é feito; quais os tamanhos de rótulos mais utilizados; qual o tipo de material utilizado e quais informações devem constar.