fbpx

Rótulo de Cerveja Artesanal: 5 passos para Você Criar o Rótulo ideal para sua Cerveja

Rótulo de Cerveja Artesanal em 5 passos

Você está com o projeto de lançar a sua Cerveja Artesanal e uma das dúvidas que pode vir a mente é: preciso criar um Rótulo de Cerveja. Por isso resolvemos escrever este material para te auxiliar em uma das etapas mais importantes da produção da sua cerveja artesanal: a Criação do Rótulo, que dividimos em 5 passos simples e com exemplos para te ajudar nesse processo.

E como o rótulo é a sua primeira apresentação, pode precisar se dedicar nesta etapa para produzir o melhor rótulo do seu melhor produto. Hoje a concorrência neste mercado cresceu bastante e, estima-se que atualmente, no Brasil, existe mais de 600 Cervejarias registradas, de acordo com o site Beer Art – Porta da Cerveja. Isso quer dizer, cervejarias que produzem por conta própria suas cervejas e seguem todas as exigências burocráticas para poder operar.

Confira a seguir, uma forma prática para você criar o Rótulo para sua Cerveja Artesanal:

1- Formato, Cores e Tamanho do Rótulo

O planejamento para a criação de um rótulo de cerveja é essencial para o desempenho do produto, afinal, é nesta etapa que você deve colocar tudo o que for necessário para prender a atenção do cliente. Então, a apresentação da sua marca deve estar impecável. Para isso é necessário ter em mente o formato que o rótulo terá. Isso faz toda a diferença para o restante do desenvolvimento do projeto.

 

Os formatos são:

A maioria das cervejarias utilizam o formato retangular para o rótulo e algum formato diferenciado para o gargalo. O rótulos de cerveja em formato retangular facilita a disposição das informações necessárias devido a maior área útil de impressão, e também diminui os custos de desenvolvimento de ferramental, pois a maioria dos fornecedores, já possui o tamanho padrão para as garrafas comercializadas.
Agora se você realmente está disposto a investir mais no desenvolvimento, é válido, pois seu produto sairá da forma convencional, oferecendo assim um impacto visual mais atrativo na exposição final do produto.

Também será necessário ter um estudo das cores que serão usadas na rotulagem, afinal, não se pode sair colocando qualquer cor sem respeitar o mínimo entre os possíveis contrastes que as cores podem oferecer ao produto. Por isso, as cores devem ser muito bem pensadas para ter coerência com a cerveja, seu estilo e a marca.

As Cores mais usadas são:

A questão das cores está totalmente relacionada com a identidade do fabricante, harmonia do logotipo e fácil percepção por parte do consumidor para o tipo de cerveja que está sendo oferecida. Para isso pode-se utilizar de efeitos metalizados, dourados e a composição na aplicação de verniz diferenciado em certos pontos de maior relevância no rótulo.

Nós, do Grupo CB, contamos com tecnologia para a apresentação desses efeitos na sua garrafa antes de fazer a produção, para que não haja imprevistos no momento da impressão.

Os tamanhos recomendados são:

O tamanho do rótulo também é um item importante devido aos vários aspectos que podem, tanto reduzir, como aumentar os custos para o cervejeiro. Então, é muito importante ter em mente o tamanho para que não haja desperdício de material ou não fique bem apresentável na embalagem. Uma dica é que tenha esta definição já no início do projeto.

rótulo de cerveja - grupocb

Independente do formato escolhido para o rótulo da sua cerveja o tamanho é muito importante para que não fique com a impressão de “improviso” em relação ao produto. O principal fator para a definição do tamanho está relacionado ao tamanho da garrafa para melhor aproveitamento da área de disposição das informações.

Nós possuímos tamanhos padrões como opções para garrafas de 355, 500 e 600 ml, bem como diversos formatos de rótulos para gargalos.

2- Definição das informações

Um dos quesitos de extrema importância são as informações que serão colocadas no rótulo. Pois elas além de incluírem a marca da cerveja, o estilo, ingredientes e outros detalhes, devem incluir informações obrigatórias exigidas pelo Ministério da Agricultura, então é melhor ficar de olho nelas.

As principais informações para o rótulo de cerveja são:

  • Registro do produto no M.A.P.A – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • Código de Barras, Lote, Validade, Composição do Produto e endereço da fábrica;
  • Produto para maiores de 18 anos;
  • Aprecie com moderação;
  • Contém Glúten;

3- Escolha do tipo de material para o rótulo

Para conseguir o efeito desejado, a escolha do tipo de papel para a impressão do rótulo faz toda a diferença. Busque fornecedores que podem oferecer a impressão digital em até 8 cores, com ou sem laminação, fosco ou brilho para fazer os testes iniciais. Saiba mais sobre informações sobre rótulos personalizados.

Os tipos de papeis recomendados para a confecção do rótulo de cerveja são:

  • Papel Metalizado;
  • BOPP Perolizado;
  • BOPP Metalizado;
  • BOPP Transparente – No lable lock.

Também é necessário definir o tipo de acabamento do seu rótulo, tanto para a questão visual como para a proteção da impressão. Nós oferecemos as seguintes opções:

  • Verniz UV Brilho e Fosco;
  • Verniz UV Localizado;
  • Laminação Brilho;
  • Laminação Fosca.

4- Criação do protótipo

Até que enfim chegou a parte mais legal do projeto. A tal criação do primeiro layout do rótulo da sua cerveja. Bom, nesta etapa você precisar de um designer que já tenha o mínimo de experiência com criação a prototipação de rótulos. Além do que, este profissional pode te auxiliar na complementação de informações que possam ter passado batida nas etapas anteriores.

Aqui vale a criatividade e a imaginação do designer, aliada a todas as principais informações do cervejeiro para criar um rótulo que seja digno de respeito, e porque não, tão logo sua cerveja ser ganhadora de prêmios.

5- A Impressão: A tão sonhada hora chegou

impressora-de-rótulo

Tudo definido, tamanho, cores, informações completas, design impecável, agora é hora de enviar para um fornecedor de confiança para realizar a impressão.

Na etapa de impressão vai ser validado principalmente o formato, as cores e a disposição das informações do rótulo. Mas calma, primeiro realize os testes e confirme que a arte ficou de acordo com o que você esperava, para depois, enviar para a impressão das tiragens.

O Grupo CB produz os rótulos através do processo de Flexografia, através do qual é possível atingir um ótimo nível de qualidade em relação a vivacidade das cores e legibilidade das informações.

Com tudo isso em mãos e a impressão final aprovada, é hora de rotular as garrafas e ser feliz. Afinal, só fazer a cerveja para tomar em casa não adianta, tem que pôr no mercado para que todos apreciem a sua criação. (Mas apreciem com moderação é claro rs!).

É muito importante você ficar atento a rotulagem do seu produto, pois como foi dito no texto, esta é a primeira impressão que a sua marca vai causar no cliente. E isso pode fazer toda a diferença no momento da tomada de decisão de compra.

Saiba como o Grupo CB pode te auxiliar neste momento tão importante da etapa de concepção da sua cerveja. Confira aqui mais sobre os tipos de impressão digital.

Revisão: @AnaPaulaKomar