fbpx

A importância da placa de sinalização de segurança para a sua empresa

Você já conferiu aqui no blog um artigo sobre placas de sinalização interna, no qual mencionamos a categoria de sinalização de segurança. E no conteúdo de hoje, vamos nos aprofundar ainda mais no assunto e falar sobre ela: a placa de sinalização de segurança.

Obrigatória dentro de empresas dos mais variados ramos de atuação, a sinalização de segurança desempenha um importante papel no ambiente de trabalho, sendo essencial para garantir o bem-estar e a proteção de toda a equipe.

Considerando toda essa importância, nós elaboramos este artigo para te ajudar a entender mais sobre a placa de sinalização de segurança e suas diferentes categorias.

Continue acompanhando e boa leitura!

A importância da sinalização de segurança

Toda empresa tem a obrigação de assegurar a proteção de seus colaboradores durante o expediente.

Por isso, quando se trata de prevenir acidentes e proporcionar um ambiente profissional de maior qualidade, a sinalização de segurança cumpre um papel fundamental dentro das organizações.

As placas de sinalização de segurança facilitam a organização do espaço interno, direcionam o fluxo de pessoas, advertem os funcionários quanto aos possíveis riscos no local e reduzem a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

A importância destes equipamentos de proteção coletiva (EPC) é tanta, que existe uma Norma Reguladora, a NR-26, apenas para especificar e padronizar as regras de sinalização.

Através das placas de sinalização de segurança, os colaboradores são orientados sobre como devem se comportar em determinadas áreas da empresa e quais cuidados preventivos devem tomar.

Uma sinalização de segurança adequada traz resultados positivos tanto para o ambiente de trabalho e o desempenho dos funcionários quanto para os resultados da empresa.

Categorias de sinalização de segurança

As placas de sinalização de segurança devem transmitir diferentes mensagens de maneira clara e eficiente, além disso, elas precisam ser entendidas por qualquer pessoa que circule pelo local.

Por isso, esse tipo de sinalização utiliza símbolos universais e cores padronizadas, seguindo o que foi estipulado pela NR-26.

Confira quais são as quatro categorias da sinalização de segurança, classificadas conforme a mensagem e a área de instalação:

  • Sinalização de perigo
    As placas de sinalização de perigo indicam a adoção de cautela e apontam locais perigosos que devem ser evitados, como áreas restritas, risco de contaminação, queda de objetos, alta tensão, etc. Essas placas possuem o fundo amarelo e os escritos em preto.
  • Sinalização de emergência
    Utilizadas para indicar saídas de emergência, rotas de fuga e a localização de equipamentos para situações emergenciais, as placas de emergência possuem o fundo verde e os símbolos em branco.
  • Sinalização de obrigação
    Esta sinalização indica a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI), como óculos, luvas e capacetes em determinadas áreas ou setores da empresa. A sinalização de obrigação tem a finalidade de prevenir acidentes de trabalho e preservar o bem-estar dos funcionários. Essas placas são confeccionadas em fundo azul e escritos brancos.
  • Sinalização de aviso
    As placas de sinalização de aviso informam quais atitudes estão proibidas em determinada área ou durante o manuseio de equipamentos e materiais. Esse tipo de sinalização normalmente é utilizado devido a presença de substâncias radioativas ou inflamáveis. As placas de aviso possuem fundo amarelo e escritos em preto.

As cores da placa de sinalização

Como você conferiu, as placas de sinalização apresentam cores distintas de acordo com a mensagem a ser transmitida.

Seguir os padrões de cores é fundamental para evitar confusões na sinalização e até mesmo possíveis acidentes no ambiente de trabalho.


Conheça as principais cores utilizadas nas placas de sinalização e para que elas servem:

  • Vermelho: utilizada para identificar equipamentos de proteção e de combate a incêndios, além de representar proibição e parada obrigatória.
  • Amarelo: é utilizada para sinalizar áreas de risco, indicando “cuidado”.
  • Verde: sinaliza rotas de fuga e saídas de emergência, caracterizando “segurança”.
  • Azul: usada para indicar ações obrigatórias e comunicar avisos.
  • Laranja: representando “perigo”, é a cor utilizada em caixas de energia e áreas de construção.

Ficou interessado nas placas de sinalização de segurança para a sua empresa? Então conte com o Grupo CB para sinalizar o seu ambiente de trabalho!

Atuando há mais de 30 anos no mercado de comunicação visual e impressão digital, o Grupo CB confecciona as mais diversas placas de sinalização de segurança, seguindo rigorosamente as determinações NPT-020 (Corpo de Bombeiros).

Acesse o site e solicite um orçamento sem compromisso. A equipe de especialistas do Grupo CB está pronta para te ajudar!