fbpx

As exigências da ANVISA para rótulos de produtos de limpeza

Você sabia que assim como as embalagens de alimentos, os rótulos de produtos de limpeza também são fiscalizados e possuem obrigatoriedade de informações?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão que monitora a rotulagem de produtos no Brasil, estabelece uma série de critérios e normas que devem ser respeitados pelas empresas na hora de desenvolver os rótulos de produtos de limpeza.

Se você quer descobrir quais informações são obrigatórias na rotulagem deste tipo de mercadoria, continue acompanhando o artigo de hoje.

A rotulagem de produtos de limpeza

Também chamados de saneantes, os produtos de limpeza podem ser classificados em diversas categorias, como detergentes, limpadores, removedores, ceras, tira-manchas, amaciantes, sabões, lustra-móveis, dentre outros.

Para estes produtos, considerados de Risco I, a ANVISA estabelece a presença obrigatória no rótulo de algumas informações como:

  • Nome e marca do produto;
  • Nome da versão, quando houver;
  • Categoria do produto (detergente, limpador de uso geral, amaciante, etc);
  • Destinação de uso do produto em destaque e com letras maiúsculas (uso industrial, assistência à saúde ou institucional). Produtos para uso domiciliar não necessitam dessa indicação;
  • Dados completos da empresa (nome, endereço, telefone e CNPJ);
  • Dados completos do fabricante, caso o produto seja produzido por terceirizado; 
  • Nome e número de inscrição do responsável técnico do produto em seu conselho profissional;
  • País de origem, caso o produto seja importado;
  • Data de fabricação (mês e ano);
  • Lote;
  • Prazo de validade apresentado no formato válido até mês/ano ou válido por X meses, a partir da data de fabricação;
  • Indicação quantitativa do conteúdo líquido;
  • Composição do produto, indicando o nome químico dos princípios ativos e dos componentes de acordo com suas funções. 
  • Telefone para emergências toxicológicas: Centro de Intoxicações (CEATOX) ou disque-intoxicação da ANVISA.
  • Número do processo de notificação da ANVISA;
  • Os dizeres “leia atentamente o rótulo antes de usar o produto.” e “conserve fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.” em destaque, com letras maiúsculas e negrito.

Onde comprar rótulos de qualidade

Como você conferiu, existem diversas informações que devem constar nos rótulos de produtos de limpeza. Atender as obrigatoriedades da ANVISA é fundamental para evitar problemas durante a fiscalização e até mesmo multas.

Contudo, além das informações necessárias, também é preciso estar atento ao design e a qualidade dos rótulos. Afinal, os rótulos dos produtos representam um importante canal de comunicação com o público no ponto de venda.

As mercadorias que possuem um rótulo adequado visualmente, chamativo e com informações claras, ganham maior destaque nas prateleiras e conquistam a atenção dos compradores com mais facilidade.

Por isso, na hora de elaborar os rótulos dos produtos de limpeza da sua empresa, utilize uma tipografia adequada, invista em cores que remetam à marca e ajuste o tamanho do rótulo ao formato da embalagem.

Lembre-se de não acrescentar muitas informações adicionais para não confundir o cliente e fazê-lo desistir da compra.

Com o design pronto, é hora de realizar a impressão dos rótulos. Para garantir a qualidade da impressão e do material do rótulo, evitando que ele se descole da embalagem ou apresente rugas, conte com um parceiro sério e de confiança.

O Grupo CB produz rótulos personalizados de alta qualidade para indústrias dos mais diversos segmentos.

Nossas soluções de impressão atendem pequenas, médias e grandes tiragens, com toda a agilidade e procedência que a sua empresa necessita, por um baixo custo de aplicação.

Os rótulos personalizados do Grupo CB são ideais para qualquer tipo de embalagem, possuem diversas opções de acabamento, podem ser ajustáveis, removíveis ou permanentes, e oferecem alta resistência contra umidade, água e produtos químicos.

Se você busca a melhor solução para rótulos de produtos de limpeza, conte com o Grupo CB!

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma cotação.