Troféus em Acrílico: Elegância e reconhecimento para Eventos empresariais

Seja para celebrar acontecimentos importantes, fazer homenagens, ou reconhecer os talentos da empresa, os eventos e premiações fazem parte do universo corporativo e são momentos importantes na trajetória de um negócio. Neste cenário, os troféus em acrílico surgem como opções elegantes e memoráveis para celebrar conquistas e marcos dentro das organizações.

Afinal, um troféu em acrílico personalizado e criado exclusivamente para uma ocasião especial traduz todo o reconhecimento, a valorização e o destaque dos eventos realizados no contexto empresarial. 

Neste artigo, iremos explorar a elegância e a versatilidade dos troféus em acrílico e as formas de personalização dessas peças para eventos corporativos.

Continue a leitura!

Troféus em acrílico: personalização que impressiona

Os troféus em acrílico são peças exclusivas, produzidas sob medida para o uso em premiações, homenagens e demais eventos empresariais.

A principal característica destes troféus é a personalização, já que as peças podem ser projetadas conforme às necessidades do cliente e às preferências em termos de cor, tamanho, formato, design e conteúdo (imagem, ícones e texto).

Fabricados em material acrílico de alta qualidade, os troféus são peças duráveis, resistentes, elegantes e com alto padrão e precisão de acabamento.

As diversas possibilidades de personalização e execução de design dos troféus em acrílico fazem destas peças a opção ideal para premiações em diferentes eventos corporativos.

Por que investir no material acrílico?

O acrílico é um termoplástico (plástico que pode ser moldado) que oferece durabilidade, alta resistência, delicadeza e sofisticação.

Quando comparado a outros materiais utilizados na fabricação de troféus, como o vidro, por exemplo, o acrílico se torna uma opção mais vantajosa e com excelente custo-benefício, já que possui preço acessível e pode ser até dez vezes mais resistente contra quebras, riscos ou rachaduras.

É importante ressaltar que o acrílico não perde a cor ou fica amarelado com o tempo, possui excelente transparência e brilho, e é um material leve e de aparência refinada, causando uma impressão positiva pela elegância, criatividade, qualidade e delicadeza.

Mas não é só isso! O acrílico ainda oferece diversas possibilidades de criação, permitindo a personalização total das peças conforme às necessidades e preferências do cliente.

Aspectos como tamanho, formato, gravação e cores podem ser totalmente personalizados, resultando em peças únicas e que representam de forma autêntica a essência de cada cerimônia.

Assim, no momento de desenvolver o projeto do troféu em acrílico personalizado é possível abusar da criatividade, incluindo elementos visuais e textuais que causem impacto nas pessoas e tragam destaque para a peça durante os eventos corporativos.

Em resumo, ao investir em troféus em acrílico para premiações e homenagens, a empresa assegura a entrega de peças de excelência e alta qualidade, que perpetuam a memória do evento e estendem seu significado por muitos anos.

Troféu em acrílico: opções de personalização

Uma das principais vantagens do troféu em acrílico é a possibilidade de personalizar totalmente as peças, tanto em questão de formato quanto de cores, tamanho e design.

Confira as opções de personalização disponíveis na hora de produzir esta peça:

  • Formato: o corte a laser permite que as placas em acrílico sejam produzidas em diversos formatos, desde o regular, resultando em uma peça com formato geométrico (quadrado ou retangular) e reto, até o curvo ou vazado no centro.  
  • Cores: a impressão digital UV permite a aplicação de cores com alta nitidez e brilho, além de não apresentar limitações quanto à quantidade de tonalidades. 
  • Tamanho: as placas em acrílico são produzidas nos mais variados tamanhos, atendendo à demanda específica de cada cliente.  
  • Efeitos: é possível produzir peças em acrílico transparente, preto, branco ou de diversas cores, com efeito translúcido ou sólido.

    Outros efeitos possíveis incluem a realização de furos de alta precisão no material sólido e a utilização de 3D para criar a sensação de profundidade na peça.

Celebre o sucesso com troféus em acrílico do Grupo CB

Como você conferiu, os troféus em acrílico são muito mais do que simples peças de premiação; eles são símbolos de reconhecimento, valorização e excelência profissional no universo corporativo.

Portanto, seja para reconhecer o desempenho dos colaboradores, celebrar marcos empresariais, ou homenagear grandes nomes ou parceiros de negócio, estas peças personalizadas ganham um significado único e tornam-se memórias duradouras de momentos únicos.

Na hora de investir em troféus em acrílico personalizados para eventos, cerimônias ou premiações, é fundamental contar com um parceiro especializado, como o Grupo CB.

Referência na área de comunicação visual e impressão digital em Curitiba e Região há mais de 30 anos, o Grupo CB realiza a confecção de troféus em acrílico personalizados de alta qualidade e precisão, garantindo que cada evento corporativo seja único e memorável.

Por meio da impressão digital UV, uma tecnologia que oferece maior durabilidade e resistência, o Grupo CB produz troféus em acrílico com maior nitidez de cores, alto brilho e grande riqueza de detalhes.

Celebre o sucesso da sua empresa com troféus em acrílico do Grupo CB!

Entre em contato com nossa equipe e saiba como nossas peças podem tornar seus eventos corporativos ainda mais marcantes.

Gostou de conhecer mais sobre os troféus em acrílico?

Não deixe de conferir o blog do Grupo CB para ficar por dentro de tudo sobre o universo da comunicação visual.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para acompanhar todas as novidades do Grupo CB.

Em meio ao competitivo universo do varejo, a busca pela atenção dos clientes é cada vez maior, especialmente em áreas de grande movimentação comercial, como Curitiba e Região. Entre as diversas ferramentas de marketing disponíveis, a régua de gôndola se destaca como uma peça fundamental na comunicação visual do ponto de venda (PDV).

Afinal, as réguas de gôndola personalizadas desempenham um papel crucial na atração do público, chamando a atenção dos clientes e impulsionando as vendas e os lucros.

Neste artigo, exploraremos como o uso de réguas de gôndola personalizadas pode ser a chave para campanhas promocionais de sucesso e para o crescimento do seu produto. Continue acompanhando para conferir insights valiosos!

O que é uma régua de gôndola?

Antes de nos aprofundarmos nos benefícios da régua de gôndola para o PDV, vamos relembrar o que é esse conceito.

A régua de gôndola, também conhecida como faixa de gôndola ou cantoneira, é um tipo de peça promocional para o ponto de venda, normalmente posicionada na horizontal e na parte frontal de prateleiras, gôndolas ou displays de supermercados, comércios, farmácias, etc.

Produzida em diferentes materiais, como PVC ou acrílico, e com impressão digital UV, a faixa de gôndola é utilizada no PDV para alcançar diferentes objetivos, como:

  • intensificar a exposição de uma mercadoria; 
  • transmitir mensagens a consumidores em potencial; 
  • gerar interesse no público em lançamentos de produtos ou ações promocionais; 

Entre outros…
A faixa de gôndola é um material de merchandising altamente personalizável, por isso pode apresentar cortes e formatos variados, além de layout exclusivo para atender às necessidades específicas de cada cliente, ação ou produto.

Por que investir em réguas de gôndola personalizadas?

Diante de prateleiras cada vez mais abarrotadas de produtos similares, destacar uma mercadoria no PDV é essencial para atrair os olhares de possíveis consumidores.

Dito isso, a régua de gôndola personalizada representa uma estratégia bastante eficiente para evidenciar produtos no ponto de venda, pois ela não se trata apenas de um dispositivo de exibição, mas sim uma poderosa ferramenta de marketing.

Quando elaborada e utilizada de maneira estratégica nos pontos de venda, a régua de gôndola atua como uma extensão do produto, trazendo benefícios como:

  • aumento da exposição da mercadoria; 
  • melhora da visibilidade da marca;
  • comunicação clara e direta com o público;
  • divulgação dos benefícios e informações do produto; 
  • diferenciação da mercadoria das demais concorrentes;
  • influência no processo de compra; 

E muito mais!

Réguas de gôndola personalizadas: como planejar?

Como comentamos, a régua de gôndola é uma importante ferramenta de marketing, que pode ser utilizada nos mais variados pontos de venda para alcançar objetivos variados.

Mas para garantir resultados satisfatórios com esta peça promocional, é preciso planejar a régua de gôndola de maneira estratégica, considerando aspectos como design, criatividade, material, cores, entre outros.

Em um mercado cada vez mais competitivo, aliar a criatividade a um design diferenciado é crucial para destacar um produto ou marca nas prateleiras dos principais comércios de Curitiba e Região.

Pensando nisso, o primeiro passo na hora de planejar as réguas de gôndola para o pdv é compreender o objetivo e foco da campanha promocional, bem como o público-alvo que se deseja atingir; a intenção é aumentar as vendas? Divulgar um lançamento? Fazer promoções?… 

Com a primeira etapa bem definida, é hora de pensar no layout da régua de gôndola personalizada. Esta fase inclui a seleção dos materiais, das cores e dos designs que comuniquem a identidade da marca e chamem a atenção do público que circula nos pontos de venda.

Além do aspecto visual, a mensagem escrita também deve ser planejada com cuidado. Afinal, a régua de gôndola tem o objetivo de se comunicar com os consumidores e com o público-alvo.

Pensando nisso, a mensagem ou chamada apresentada no material deve ser clara e persuasiva, incentivando a interação do público e estimulando o aumento nas vendas.

Por fim, é crucial realizar o monitoramento e avaliação do desempenho das réguas de gôndola nos pontos de venda, a fim de identificar pontos de melhoria e ajustar os materiais conforme às necessidades da marca.

Grupo CB: peças promocionais personalizadas em Curitiba e Região

Para garantir o sucesso das ações de marketing com a régua de gôndola personalizada, é preciso contar com um parceiro de qualidade e reconhecido no mercado.

Há mais de 30 anos no segmento de comunicação visual, o Grupo CB se tornou referência em materiais promocionais para ponto de venda, oferecendo soluções de alta qualidade, como réguas de gôndola, expositores, display para balcão, móbile, entre outros. 

Com uma equipe de profissionais especializados em comunicação visual, o Grupo CB produz peças em diversos tamanhos, materiais, cores e texturas, conforme às necessidades do produto ou da marca, objetivo da ação de marketing, layout desejado, entre outros aspectos.

Conte com quem entende de comunicação visual para elaborar as suas peças promocionais, traga seu projeto para o Grupo CB!

Entre em contato com nossos consultores e solicite um orçamento.

Gostou de conhecer mais sobre as réguas de gôndola?

No blog do Grupo CB, você confere mais artigos sobre comunicação visual, estratégias de merchandising nos pontos de venda, peças promocionais, entre outros assuntos relacionados.

Acompanhe-nos também nas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn, para ficar por dentro de todas as novidades e lançamentos do Grupo CB.

A testeira para gôndola de supermercado desempenha um papel fundamental na estratégia de merchandising de qualquer loja. Elas não apenas fornecem informações cruciais sobre os produtos, mas também capturam a atenção dos clientes e influenciam suas decisões de compra. Para garantir que sua loja se destaque da concorrência e ofereça uma experiência excepcional aos consumidores, é essencial escolher cuidadosamente o tipo de testeira mais adequado ao seu espaço e produtos.

O que é testeira para gôndola?

A testeira para gôndola é um tipo material de merchandising que é fixado no espaço de precificação da gôndola de comércios. O principal objetivo é atrair a atenção do cliente consumidor para um produto específico e diferenciá-lo diante de outros similares. Pode ser produzido em PVC ou acrílico resistente e possui uma haste lateral para a fixação na própria gôndola, abaixo do produto, do lado ou na parte superior, conforme a estratégia de organização nas prateleiras.

Uma forma interessante de escolher o tipo ideal de testeira para gôndola que será utilizada, é avaliar como está o layout das gôndolas. Desta forma, você garante que essa parte da estratégia está coerente com as testeiras que serão aplicadas. Para entender melhor sobre as melhores estratégias para o layout de gôndola, confira esse artigo do nosso blog.

Testeiras Iluminadas

As testeiras iluminadas oferecem uma maneira sofisticada e eficaz de chamar a atenção para os produtos. Com luzes estrategicamente posicionadas, essas testeiras criam um destaque visual que se destaca mesmo em ambientes mais escuros da loja. Isso é particularmente benéfico para destacar promoções especiais, produtos sazonais ou lançamentos. A iluminação atrativa não apenas direciona os olhos dos clientes para os produtos, mas também cria uma atmosfera atraente, contribuindo para uma experiência de compra agradável.

Testeiras com recorte especial

As testeiras gráficas oferecem uma oportunidade única de se comunicar visualmente com os clientes. Ao incorporar elementos gráficos e visuais relacionados à marca e aos produtos, você pode contar uma história envolvente que ressoa com seu público-alvo. As cores, imagens e designs podem ser personalizados para se alinhar à identidade da marca, reforçando o reconhecimento da mesma. Além disso, as testeiras gráficas podem ser usadas para destacar os benefícios dos produtos e fornecer informações úteis de maneira visualmente atraente.

Testeira para Gôndola em Acrílico

A testeira para gôndola em acrílico transparente proporciona uma aparência elegante ao layout das prateleiras. Elas são ideais quando você deseja manter a estética limpa e moderna. Além disso, o acrílico é durável e fácil de limpar, garantindo que suas testeiras mantenham sua aparência sofisticada ao longo do tempo.
A transparência cristalina do acrílico proporciona uma plataforma sofisticada para exibir informações sobre produtos e promoções de maneira atraente. Compreender como esse tipo de testeira pode influenciar positivamente a experiência do cliente é essencial para qualquer estratégia de merchandising bem-sucedida.

Testeira para Gôndola em PVC

A testeira para gôndola em PVC ganhou popularidade no ambiente varejista devido à sua combinação única de durabilidade e versatilidade. O PVC é um material resistente e de alta qualidade, que oferece uma base sólida para exibir informações relevantes sobre os produtos e atrair a atenção dos clientes. Compreender as características distintas das testeiras em PVC é fundamental para criar uma estratégia de marketing no varejo.

Testeira para Gôndola com Adesivo

As testeiras com adesivo são uma opção econômica e versátil para aprimorar suas gôndolas. Elas podem ser facilmente personalizadas com designs criativos e informações sazonais. O adesivo oferece flexibilidade para atualizar as promoções regularmente, garantindo que seus clientes sempre se sintam informados sobre as ofertas mais recentes.

Testeiras Magnéticas

As testeiras magnéticas oferecem uma maneira prática de trocar e atualizar as informações de produtos. Você pode facilmente fixar e remover as testeiras sem a necessidade de adesivos ou ferramentas. Isso proporciona flexibilidade na organização da gôndola e permite ajustes rápidos de acordo com as demandas sazonais ou promocionais.

Testeiras com Impressão UV e recorte especial

A escolha da testeira para gôndola de supermercado certa pode fazer uma diferença significativa na experiência de compra dos clientes e nas vendas gerais. Cada tipo de testeira tem suas vantagens únicas, e a seleção adequada dependerá das características da sua loja, da marca e dos produtos que você oferece. Seja através das testeiras iluminadas, gráficas, interativas ou minimalistas, o objetivo final é cativar os clientes, transmitir informações relevantes e melhorar a visibilidade dos produtos.

Aqui no Grupo CB, produzimos testeiras para o varejo em PVC ou Acrílico com impressão UV, ou seja, é possível imprimir as imagens direto na superfície, com qualidade superior à impressão convencional.

Perguntas frequentes: (FAQs)

  1. As testeiras iluminadas consomem muita energia?
    Não, as testeiras iluminadas são projetadas para serem eficientes em termos de energia e geralmente usam iluminação LED de baixo consumo.
  2. Posso personalizar as testeiras de acrílico transparente?
    Sim, as testeiras de acrílico podem ser facilmente personalizadas com impressão de designs e informações específicas.
  3. Como fixo as testeiras magnéticas?
    As testeiras magnéticas têm ímãs embutidos, então você só precisa posicioná-las na gôndola e elas se fixarão no lugar.
  4. Como são as testeiras com recorte especial?
    A maioria das testeiras são retagulares para aplicação de forma convencial às gôndolas. A testeira com recorte especial, pode ser personalizada em formato e tamanho, para destacar um produto simulando o contorno da sua embalagem.

Onde comprar testeira para gôndola em Curitiba?

Aqui no Grupo CB produzimos testeiras que podem ser personalizadas conforme a sua necessidade. Além disso, possuímos equipamentos de ponta para a fabricação e customização total das peças para o seu negócio.

Para mais informações, solicite um orçamento com nossa equipe:

Nosso Whatsapp é: wa.me/5541992372448
E-mail comercial: [email protected]
Telefone: +55 (41) 3275-6911
Curitiba – PR

Para quem procura por impressão de alta qualidade, a impressão UV em MDF é um dos processos com tecnologia mais avançada no mercado.

Essa técnica  permite que imagens, fotos e textos sejam impressos diretamente na superfície do MDF, oferecendo um acabamento mais resistente e durável.

Quer saber mais sobre essa tecnologia do mundo da impressão UV em mdf em Curitiba? Leia o artigo completo!

O que é a impressão UV em MDF

Como falamos anteriormente, a impressão uv é uma das que possuem mais alta qualidade e, quando unimos ao mdf, um material resistente, o acabamento dessa impressão fica ainda mais resistente e sua durabilidade aumenta.

Neste sentido, é possível dizer que pela superfície do MDF ser relativamente suave e uniforme, ela torna-se ideal para a impressão UV. O MDF pode ser moldado de várias formas e tamanhos e é feito a partir de fibras de madeira, resina e outros aditivos.

Para fazer a impressão UV em MDF, é necessário uma impressora ultravioleta plana. Neste caso, a tinta UV é aplicada diretamente na superfície do MDF e depois exposta à luz ultravioleta, como é feito em outros materiais. A técnica permite a reprodução de cores vibrantes e mantém a precisão dos detalhes, o que é ótimo para marcas que querem reforçar sua identidade visual em feiras de exposição.

Vantagens da impressão UV em MDF

Devido a sua tecnologia, a impressão UV em MDF se destaca em relação às outras técnicas de impressão em materiais similares. Confira alguns dos benefícios:

 

  • Resistência a riscos: a tinta UV aplicada no MDF produz uma camada resistente a riscos e abrasões, tornando o acabamento de maior qualidade e durável, reduzindo os danos causados por impactos ou fricção.

 

  • Resistência a umidade e luz solar: a tinta UV é altamente resistente aos fatores externos como a umidade e luz solar, dessa forma, as cores não desbotam facilmente e mantém sua integridade por mais tempo.

 

  • Qualidade de impressão: como já falamos anteriormente, a impressão UV em MDF é capaz de reproduzir as cores e detalhes do design escolhido com muita precisão, alta resolução e qualidade de imagem. A tecnologia da tinta UV fixa rapidamente na superfície do MDF e a boa aderência aumenta a qualidade da imagem.

 

  • Baixo custo: a impressão UV em MDF, em relação a outras técnicas de impressão, apresenta um custo relativamente baixo. Sua alta tecnologia é financeiramente viável para empresas que desejam produzir em larga escala.

 

  • Versatilidade: pode ser utilizada para produzir diferentes tipos de produtos que vão desde móveis personalizados até displays de PDV. Por ser possível imprimir em diversos formatos e tamanhos, além de manter a alta resolução de imagem, essa impressão vai desde impressões para fortalecer a publicidade das marcas até para produzir peças mobiliárias mais autênticas.

 

  • Rapidez na impressão: a impressão ultravioleta em MDF é ideal para quem deseja impressões rápidas, por isso, a técnica é tão indicada para quem procura imprimir grandes volumes de peças em pouco tempo.

 

  • Ecologicamente correto: por não usar solventes tóxicos, a tinta ultravioleta não emite gases nocivos durante o processo de impressão, por esse motivo, é ecologicamente correto utilizar essa tecnologia.

Onde usar esse tipo de impressão?

Como citamos anteriormente, a impressão UV em MDF é muito versátil e se encaixa em diferentes propostas. Quer saber onde usar essa técnica? Listamos algumas opções onde esse tipo de impressão é mais indicada, são elas:

 

  • Personalização em mobiliários: neste caso, é possível imprimir padrões, texturas, imagens ou logotipos na superfície do MDF. Dessa forma, é possível criar peças personalizadas e mais bonitas, afinal, a impressão fica impecável.

 

  • Displays de ponto de venda: por sua alta qualidade, a impressão UV em MDF é uma ótima opção para criar displays de pdv personalizados, desde expositores de produtos, até balcões e vitrines. Essa impressão permite criar peças com alta resolução e qualidade, aumentando o apelo visual do seu produto e, consequentemente, atraindo mais compradores.

 

  • Placas de sinalização: sejam externas ou internas, a impressão UV em MDF é uma excelente opção para para placas de sinalização, afinal, a tinta UV é altamente resistente a umidade e luz solar.

Procurando onde fazer Impressão UV em MDF em Curitiba?

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios de utilizar a impressão UV, que tal considerar essa opção para desenvolver os materiais gráficos do seu negócio? 

O Grupo CB possui ampla experiência em projetos de comunicação visual e traz para o mercado o serviço de impressão de materiais para o ponto de venda.

Agora, você pode contar com displays de mesa, wobblers e expositores para loja de alta qualidade e durabilidade no seu estabelecimento.

Com o apoio da melhor tecnologia em impressão digital, nossa equipe de especialistas produz o material gráfico para pdv conforme o design do seu projeto — em materiais como PVC, MDF e acrílico —, e de maneira personalizada para atender às demandas do seu negócio.

Fale conosco e solicite um orçamento sem compromisso.

Quando o assunto é rotulagem de alimentos, quanto mais claras as informações presentes, melhor para o consumidor tomar a sua decisão.

Neste sentido, a Anvisa (órgão regulador da rotulagem de alimentos) está sempre investindo em novas regulamentações para aprimorar ainda mais os rótulos neste segmento. 

A última atualização em rótulos de alimentos entrou em vigor em outubro de 2022, o que não faz muito tempo. Sendo assim, as empresas que fornecem produtos alimentícios tem um tempo para colocar as novas regras em vigor.

Por esse motivo, elencamos algumas informações essenciais sobre a rotulagem de alimentos para você se adequar às regras!

Confira no artigo:

O que é essencial nos rotulagem de alimentos?

Como você já deve saber, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras rigorosas para a rotulagem de alimentos. 

Os rótulos devem fornecer informações claras e precisas aos consumidores para que possam fazer escolhas alimentares mais seguras.

Por isso, os rótulos de alimentos devem conter informações nutricionais, ingredientes, data de validade e outras informações essenciais que ajudam os consumidores a entender o que estão comprando.

Confira quais itens são essenciais:

  • Informações nutricionais

As informações nutricionais fornecem aos consumidores informações importantes sobre o valor nutricional de um alimento. Neste caso, é necessário informar quantidade de calorias, gorduras, carboidratos, proteínas, açúcares e sódio contidos no alimento. 

  • Lista de ingredientes

A lista de ingredientes é importante para que os consumidores possam saber exatamente o que está no alimento que estão comprando. Os ingredientes devem estar listados em ordem decrescente de quantidade, o que significa que o ingrediente que aparece primeiro na lista é o que está presente em maior quantidade no produto.

  • Data de validade

A data de validade é essencial para que os consumidores possam verificar a qualidade e a segurança do produto. Alguns alimentos têm uma data de validade clara, enquanto outros têm um código de data que pode ser decodificado para determinar a data de validade.

  • Informações sobre alérgenos

Os alimentos que contêm alérgenos comuns, como leite, ovos, trigo, soja, amendoim e frutos secos, devem listar esses alérgenos na lista de ingredientes. Isso é importante para que as pessoas que têm alergias alimentares possam evitar esses ingredientes e evitar reações alérgicas.

  • Informações sobre a origem

Os consumidores podem querer saber onde um alimento foi produzido e/ou embalado. Isso pode ser importante para pessoas que preferem comprar produtos de certas regiões ou países.

Quais as principais mudanças na rotulagem de alimentos?

Como já falamos anteriormente, as mudanças no rótulo de alimentos promovidas pela Anvisa dizem respeito principalmente à facilidade de entender as informações nutricionais. 

Neste caso, é preciso que o design relacionado às alegações nutricionais sejam mais claras. Além disso, uma das principais mudanças na rotulagem de alimentos é a inclusão da informação sobre açúcares adicionados na lista de informações nutricionais obrigatórias.

Isso é importante porque muitos alimentos industrializados contêm açúcares adicionados que não são percebidos pelos consumidores, o que pode contribuir para o aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

Continuando com as mudanças nas informações, também há a padronização do valor energético para o equivalente a porções de 100g ou 100ml, facilitando a comparação dos produtos por parte dos consumidores.

Essas informações em questão, assim como todas as outras sobre nutrientes presentes, serão apresentadas em uma tabela com fonte maior e mais legível.

Além disso, a nova rotulagem nutricional da ANVISA inclui a adição de um símbolo que indica quando o alimento possui alto teor de açúcar, sal ou gordura. Esses símbolos serão colocados na parte da frente da embalagem para alertar os consumidores.

Outro ponto importante é que, segundo a Anvisa, a tabela deve estar localizada juntamente à lista de ingredientes. 

Neste sentido, ela também não poderá ser aplicada em áreas encobertas, locais deformados ou pontos de difícil visualização no design da embalagem. 

A única exceção são os produtos com rotulagem inferior a 100cm². Nesses casos, a tabela pode ser usada em áreas encobertas, mas que sejam acessíveis. 

Qual o prazo para mudar o rótulo dos alimentos?

Conheça os prazos completos para adequação dos produtos que já estão circulando:

  • Os alimentos em geral têm até até 09 de outubro de 2023 (12 meses da data de vigência da norma) para estar de acordo com as novas regras;
  • Para os produtos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte e agroindústria artesanal os prazos vão até o dia 09 de outubro de 2024 (24 meses da data de vigência da norma);
  • Para bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, o prazo se estende ainda mais, sendo até 09 de outubro de 2025 (36 meses da data de vigência da norma).
    Fonte: Site da ANVISA

Rótulos de alimentos: a importância do design

Como você pôde perceber, um dos grandes facilitadores para informar clientes pelos rótulos é ter um bom design e boa organização das informações.

Afinal, a boa visibilidade dos rótulos de alimentos é essencial para a informação adequada dos consumidores sobre os produtos que estão comprando e consumindo. 

Por isso, as novas regras visam rótulos facilmente legíveis e visíveis para que os consumidores possam identificar as informações importantes. 

Neste caso, o design dos rótulos alimentares está diretamente relacionado à saúde dos consumidores, uma vez que uma má interpretação das informações pode levar a escolhas alimentares prejudiciais à saúde. 

Onde fazer rótulos de alimentos em Curitiba?

Se você deseja produzir rótulos para produtos alimentícios em Curitiba e região, com alta qualidade, seja um parceiro aqui do Grupo CB.

Somos especialistas em comunicação visual, afinal, estamos no mercado há mais de 30 anos com sólida experiência em diversos projetos de Comunicação Visual e expertise em Rótulos Adesivos para diversos segmentos de mercado. Possuímos ampla gama de soluções em rótulos personalizados para diversos tipos de embalagens e mercadorias.

Nossos rótulos são ideais para: alimentos, cervejas artesanais, produtos de limpeza e higiene, produtos automotivos e cosméticos.

Por meio de modernos processos de impressão, nossa equipe produz os rótulos para embalagens em diferentes materiais e opções de acabamento, conforme as características de cada mercadoria.

  • Papel Couché;
  • Papel metalizado;
  • BOPP perolizado;
  • BOPP metalizado;
  • BOPP transparente — no label look;
  • Transtérmico;
  • Vinil adesivo.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Você sabe o impacto de acertar no layout das gôndolas de supermercado? Nós sabemos!

Afinal, a exposição correta dos produtos é um fator crucial para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente em seu supermercado.

Neste sentido, o layout das gôndolas pode ser um influenciador na tomada de decisão de compra do seu cliente, além de reforçar a identidade visual da sua marca. Entretanto, não é uma tarefa tão fácil atingir o layout ideal para exposição nos estabelecimentos.

Por esse motivo, separamos algumas dicas para melhorar a exposição dos seus produtos e aumentar as vendas!

Layout das gôndolas: 7 estratégias para acertar

Para reforçar a identidade visual da sua marca e influenciar na tomada de decisão do cliente, é preciso ser mais estratégico e ter uma visão macro para acertar nas escolhas de design.

Neste sentido, a escolha do layout das gôndolas de supermercado vai muito além da escolha de cores, disposição dos produtos e altura, mas sim, visões amplas de como é o comportamento do seu consumidor.

Confira as 7 dicas essenciais para fazer a melhor escolha de layout para as gôndolas de supermercado:

 

  • Analise o comportamento do cliente: Observar como o cliente se movimenta na loja é essencial para definir o layout das gôndolas. Por isso, é importante analisar por onde os clientes entram, quais locais eles passam e quais as gôndolas chamam mais a atenção. Neste caso, é a partir dessas informações que será possível definir a melhor disposição dos produtos. 
  • Crie um fluxo de circulação: Essa dica é essencial direcionar o cliente para diferentes setores da loja. Afinal, ao criar um fluxo de circulação lógico, o cliente se sentirá mais à vontade para explorar todos os corredores do supermercado. Neste caso, também é importante que os produtos mais vendidos e de maior interesse do cliente estejam dispostos próximos à entrada da loja. 
  • Organize os produtos por categoria: Organizar os produtos por categoria é uma maneira eficaz de facilitar a busca do cliente. Neste sentido, é importante que as categorias sejam bem definidas e identificadas de forma clara nas gôndolas. 
  • Altura das gôndolas: Utilizar toda a altura das gôndolas é uma maneira de chamar a atenção do cliente para diferentes pontos da gôndola. Neste caso, colocar os produtos em diferentes alturas pode fazer com que o cliente se sinta mais atraído para explorar todas as opções disponíveis. 
  • Mantenha as gôndolas organizadas e limpas: Produtos desorganizados ou empilhados podem dificultar a visualização do cliente. Por esse motivo, é fundamental manter as gôndolas organizadas e limpas, dessa forma, o cliente consegue visualizar todos os produtos de forma clara e agradável. 
  • Destaque promoções e lançamentos: Para aumentar as vendas, é preciso impulsionar algumas ações de marketing, por esse motivo, dê o destaque que as promoções e lançamentos merecem!
  • Invista em iluminação: A iluminação correta pode valorizar os produtos e chamar a atenção do cliente. Por esse motivo, é importante pensar na iluminação da sua loja como aliado e evidenciar os produtos e gôndolas que seu negócio prioriza.

 

Vale lembrar que para que essas dicas sejam efetivas, é preciso ter em mente que o trabalho nas gôndolas é constante. Por isso, não deixe o monitoramento e análise de comportamento de clientes em segundo plano, invista em um trabalho contínuo para seguir colhendo resultados e escolha correta de layout nas gôndolas.

3 dicas de organização do layout das gôndolas

Agora que você já tem uma visão estratégica sobre o layout de gôndolas, é hora de entender um pouco mais sobre a organização dele na prática.

layout-gondolas-supermercado

Por esse motivo, separamos 3 dicas para otimizar a organização do layout das gôndolas!

Conheça bem os principais modelos de organização

Para fazer a melhor escolha, é preciso entender as opções de layout disponíveis e mais famosos em supermercados. Para te ajudar, elencamos melhor o que é cada um deles:

 

  • BEBIDAS EM GERAL
    Layout Vertical: Neste modelo, as gôndolas são organizadas em colunas verticais. Esse tipo de organização é útil para exibir produtos em diferentes alturas e é muito utilizado para a organização de bebidas e produtos em garrafas. Além disso, é um layout eficaz para economizar espaço.

 

  • TAMANHOS E FORMATOS
    Layout Horizontal: Nesse modelo, as gôndolas são organizadas em filas horizontais. Esse tipo de organização é ideal para exibir produtos em diferentes tamanhos e formatos, além de facilitar a visualização dos produtos por parte do cliente. Além disso, é ótimo para exibir produtos em promoção.

 

  • PRODUTOS EM PROMOÇÃO
    Layout em Blocos: Nesse caso, os produtos são organizados em blocos separados por corredores. Cada bloco contém um tipo de produto ou categoria, o que facilita a busca por parte do cliente. Esse modelo é perfeito para quem quer otimizar o espaço disponível e destacar produtos em promoção.

 

  • DATAS IMPORTANTES
    Layout Sazonal: O modelo em questão refere-se às gôndolas que são organizadas de acordo com a época do ano ou datas comemorativas. Neste caso, o layout sazonal permite que o supermercado ofereça produtos específicos para cada período e aumente as vendas sazonais. Esse tipo de organização também ajuda a criar um ambiente temático e a incentivar compras adicionais.

Acompanhe o share de gôndola

Esse é um dos pontos essenciais para análise de vendas. Para quem ainda não sabe, o share de gôndola é uma métrica utilizada no varejo para avaliar a performance de um produto em relação aos seus concorrentes na mesma categoria. 

fluxo-gondolas-supermercado

A prática é baseada na ideia de que o espaço disponível em uma gôndola é limitado, sendo assim, os produtos que ocupam esse espaço competem entre si pela atenção dos consumidores.

Ao acompanhar essa métrica, é possível obter dados sobre as vendas, afinal, quanto maior o share de gôndola de um produto, maior é a sua visibilidade para os consumidores e, consequentemente, maior a probabilidade de ser escolhido para compra.

Neste caso, já deu para perceber que ele tem ligação direta com o layout das gôndolas. Por esse motivo, saber calcular corretamente e acompanhar essa métrica é essencial para organizar cada vez melhor a disposição dos produtos. 

Conheça os diferentes tipos de materiais para chamar mais atenção

No mercado de comunicação visual, existem diferentes tipos de materiais que podem ajudar na organização do layout das gôndolas e também auxiliam a dar o destaque necessário aos produtos desejados. 

Neste caso, é importante conhecer a gama de opções disponíveis e entender qual se encaixa melhor no seu supermercado ou loja. Para te ajudar, separamos alguns desses materiais de exposição.

Conheça os mais populares:

  • Displays

Essa estrutura de exposição é ideal para serem utilizadas sobre a gôndola ou no chão do estabelecimento. 

A utilização de displays são ótimas para destacar um produto específico ou para promover uma oferta especial. Um dos pontos positivos é que os displays podem ser personalizados com a imagem da marca e do produto, tornando-os mais atraentes para os consumidores.

  • Wobblers

O wobbler é ideal para promover promoções e novos produtos. Se você ainda não conhece, eles são cartões que são fixados na frente da gôndola ou no próprio produto para chamar a atenção dos clientes.

Além disso, o wobbler pode ser utilizado para fornecer informações adicionais sobre o produto, como benefícios, características e modos de uso.

  • Móbiles

Essa estratégia de marketing se destaca pois são peças suspensas que podem ser encontradas em diversos formatos e tamanhos, e são fixados no teto ou nas laterais das prateleiras, girando levemente com o movimento do ar ou do próprio cliente.

Os móbiles são perfeitos para colocar destaque em produtos que não estão bem posicionados na prateleira ou que são pouco conhecidos. 

Outra vantagem é que os móbiles podem ser personalizados com imagens, cores e frases para destacar o produto em promoção ou oferecer informações importantes ao público.

  • Totem promocional 

Essa estratégia pode atrair muita atenção para diferentes produtos, por isso, é muito comum em layouts sazonais. 

O totem promocional é uma peça vertical, que pode ser produzida em diversos materiais. Além disso, ele é fixado no chão, ao lado da gôndola ou na própria prateleira, e pode ter diversos tamanhos e formatos, de acordo com a necessidade da marca. 

Perfeito para datas especiais, o totem promocional pode ser personalizado com imagens, cores e informações relevantes para destacar os produtos.

Procurando por materiais para melhorar o layout das gôndolas?

Conheça o grupo CB e conte com o melhor em comunicação visual para o seu negócio!

Somos especialistas em materiais para ponto de venda e merchandising em Curitiba e região. Com sólida experiência em diversos projetos, sempre oferecemos uma ampla gama de soluções em Impressão Digital para materiais de Merchandising e PDV, Fachada, Identidade Visual Interna e até rótulos adesivos.

Sejam displays, wobblers, totens promocionais ou faixa de gôndolas, produzimos diferentes  materiais de Comunicação com diversas opções de acabamento, conforme as características de cada negócio e estratégia.

Fale conosco e vamos auxiliar sua empresa e seu marketing com os seus materiais de comunicação visual.

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta.

Os materiais de merchandising são essenciais para atrair a atenção do público para diferentes produtos em seus respectivos pontos de venda. 

Além de melhorar a experiência do cliente em relação a marca, existe uma série de benefícios, que ao investir nessa prática, pode gera resultados positivos para as vendas e para o brand awareness (reconhecimento da marca). 

Mas, você deve estar se perguntando: como fazer o merchandising para PDV

Bom, existem várias opções no mercado para ajudar a sua marca a se colocar no mercado e encantar o público final. Quer saber quais são elas? Elencamos os 7 materiais de merchandising para PDV que estão mais em alta!

Confira no artigo.

As vantagens de investir em merchandising no seu ponto de venda

Como falamos anteriormente, o impacto de investir em bons materiais de merchandising vão desde o setor de vendas até o reforço da imagem da sua marca. Com uma boa estratégia e com expositores de produtos atraentes e criativos, é possível influenciar a decisão de compra do consumidor por meio dessa prática. 

Dentre as inúmeras vantagens dessa prática, destacamos as 6 mais importantes:

Aumento das vendas

O apelo visual é um grande fator para a tomada de decisão dos consumidores, por esse motivo, uma vez que um produto tem uma boa exposição nos pontos de venda é possível afirmar que essa estratégia influencia diretamente na decisão de compra. Ou seja, aumentam-se as vendas. 

Fortalecimento da marca

O sonho de todo negócio é ter uma marca impactante no mercado e se destacar no seu meio.

Neste sentido, o merchandising no ponto de venda é uma oportunidade para reforçar a identidade visual da marca e destacar seus diferenciais perante aos concorrentes.

Atração de novos clientes

Quando falamos de fortalecimento de marca, não é apenas para os clientes que já conhecem a qualidade dos seus produtos e estão familiarizados com a marca, mas sim, para atrair novos compradores.

Por esse motivo, uma exposição criativa e atraente dos produtos pode chamar a atenção de clientes em potencial que ainda não conhecem a marca.

Melhor experiência de compra

Nunca se falou tanto na experiência do cliente como nos últimos anos, isso porque, essa é uma das formas de fidelizar clientes e conquistar novos consumidores. Todas as ações que priorizam uma boa experiência de compra é positiva para a marca como um todo.

Por esse motivo, a disposição dos produtos de maneira organizada e atrativa pode proporcionar uma experiência de compra mais agradável e satisfatória para o cliente, fazendo com que ele indique sua marca e fidelize na hora de comprar produtos.

Estímulo à experimentação

Ter a chance de fazer com que o público consuma seu produto antes de comprar é magnífico, afinal, é difícil expressar em palavras e design o que é provado na prática e no uso. 

Neste sentido, os materiais de merchandising podem incentivar o cliente a experimentá-los, aumentando as chances de venda e fidelização.

Redução de custos

Os materiais de merchandising nos pontos de venda são uma forma de fazer marketing. 

Entretanto, essa prática pode ajudar a reduzir custos de marketing digital, já que a exposição adequada dos produtos pode atrair mais clientes e gerar mais vendas por ser uma experiência sensorial e mais próxima dos consumidores.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de investir em materiais de merchandising no seu ponto de venda, que tal explorar quais as formas de expor seus produtos? 

Vamos lá!

Os 7 materiais de merchandising para PDV

Com o serviço de impressão UV em acrílico, mdf, vidro ou papelão, é possível confeccionar diversos materiais, entre eles estão:

  1. Adesivos perfurados para vitrines
  2. Plotagem de freezers e balcões
  3. Impressão digital UV para stands
  4. Displays de papelão ou mdf
  5. Impressão de adesivo para totens ou balcões
  6. Impressão UV direto na superfície, seja Totem, Balcão em MDF ou Acrílico
  7. e os famosos banners e faixas

Como falamos anteriormente, existem inúmeras formas de fazer merchandising nos pontos de venda. É preciso encontrar o que mais se encaixa com o seu produto, qual o melhor material e nunca abrir mão de uma boa impressão.

Afinal, a identidade visual vai fazer toda a diferença na hora de convencer seu público.

Para te ajudar, elencamos os principais materiais de merchandising do mercado, que utilizam tecnologia para imprimir toda a identidade da sua marca. Confira:

Impressão UV em acrílico

Muito utilizado para a confecção de displays e totens, a impressão UV em acrílico proporciona um acabamento elegante e sofisticado.

A técnica de impressão UV é uma das mais tecnológicas do mercado, que permite impressões em larga escala em um período rápido de tempo, proporcionando muito mais praticidade.

Além disso, a qualidade é um grande diferencial: a impressão UV em acrílico permite a impressão em alta resolução, garantindo durabilidade e qualidade.

Adesivos perfurados para vitrines

Os adesivos perfurados são produzidos com uma película que permite a visualização de ambos os lados da vitrine.

Muito utilizada em lojas de roupas e calçados, essa técnica permite que o cliente veja o produto e o ambiente interno da loja. Sendo assim, essa é uma das suas principais vantagens para lojas que possuem vitrines em locais de grande circulação.

Outra vantagem dos adesivos perfurados é a sua durabilidade. Por serem fabricados com materiais resistentes e de alta qualidade, é natural que a aparência e identidade visual da vitrine sejam preservados por muito tempo.

Plotagem de freezers, balcões ou testeiras

Essa técnica consiste na impressão de imagens em alta resolução em um material adesivo, que é aplicado diretamente no freezer ou balcão. 

Muito utilizada em supermercados e lojas de conveniência para promover produtos alimentícios e bebidas, a plotagem de freezers e balcões como merchandising imprime imagens de alta qualidade e cores vibrantes, com alta capacidade de destacar produtos e torná-los atrativos.

Mas, mais do que uma impressão para facilitar a identificação dos itens e tornar a navegação nos pontos de venda cada vez mais intuitiva, a plotagem chama atenção pela durabilidade.

Sua resistência impressiona, afinal, são resistentes a arranhões, desbotamento e outras formas de desgaste. Neste sentido, a plotagem de freezers e balcões apresenta um ótimo custo benefício aos clientes.

Impressão digital para stands

Uma das práticas mais comuns, a impressão digital permite a impressão em alta resolução em uma grande variedade de materiais, como tecidos, lonas, PVC, entre outros. 

Por ser muito utilizada na confecção de stands para eventos, feiras e exposições, a impressão digital é perfeita para merchandising nos pontos de venda.

Uma das principais vantagens dessa impressão é que ela permite que as empresas criem materiais gráficos personalizados, com alta qualidade e cores vibrantes. Tudo para destacar a marca e chamar atenção dos consumidores.

Sua flexibilidade também é um diferencial, afinal, a impressão digital é flexível e adaptável. Com essa técnica é possível fazer materiais para merchandising de diferentes formatos e tamanhos de stands.

Displays de papelão

Os displays de papelão são uma opção econômica e sustentável para exposição de produtos. 

Apesar de serem feitos em papelão, para os displays, são escolhidos papelões resistentes e que podem ser personalizados com a marca e o produto desejado.

Assim como a impressão digital, os displays de papelão também são altamente personalizáveis e flexíveis. Além disso, são uma opção sustentável, visto que o papelão tem um impacto ambiental menor que outras opções disponíveis no mercado.

Totens e balcões promocionais

Muito utilizados em eventos e promoções de produtos, essa técnica é produzida em materiais como acrílico, PVC, metal e madeira, e podem ser personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Neste sentido, são utilizadas estruturas personalizadas para promover os produtos ou serviços em pontos estratégicos do estabelecimento, como entradas, ilhas de produtos ou outros locais de grande circulação de pessoas.

Assim como as outras opções, os totens e balcões promocionais são altamente personalizáveis, sendo assim, é possível criar peças em diferentes tamanhos e formatos para chamar a atenção do consumidor.

Importante lembrar, não produzimos o balcão em si, e sim os adesivos para plotagem ou impressão direta no material para montar o balcão.

Banners e Faixas

As faixas e banners são materiais muito utilizados para a promoção de produtos em eventos, lojas e supermercados. 

Eles podem ser produzidos em lona, tecido ou papel e são uma opção econômica e de grande impacto visual, perfeito para merchandising em pontos de venda.

Assim como as opções acima, é possível fazer impressões de alta qualidade e com cores vibrantes, proporcionando a identificação da marca perante o público. Mas, a grande vantagem de utilizar esse material para merchandising é seu custo.

Comparado a outras técnicas de merchandising, como instalação de displays em materiais mais nobres, as faixas e banners oferecem grandes resultados através de um investimento mais baixo.

Estratégias com materiais de merchandising

Assim como toda ação de marketing, para o merchandising em pontos de venda é preciso contar com uma estratégia concisa para aumentar a visibilidade dos produtos, atrair a atenção dos consumidores e influenciar na tomada de decisão dos clientes.

Se você quer investir em merchandising no seu ponto de venda, mas ainda não sabe como fazer isso, separamos algumas dicas para você ser assertivo nesta ação.

  • Conheça seu público- alvo: antes de criar qualquer material de merchandising, é importante conhecer bem o perfil do seu público-alvo. Você sabe quais são seus interesses, necessidades e expectativas? Sem essas informações, é bastante difícil saber qual dos materiais supracitados mais encantará seus clientes. 
  • Utilize cores vibrantes: as cores vibrantes ajudam a chamar a atenção dos consumidores. Para se destacar em qualquer ponto de venda, escolha por materiais de merchandising que evidenciem as cores da sua marca e que se destaquem no ambiente em que os materiais serão expostos.
  • Utilize materiais de qualidade: contar com materiais de qualidade no seu merchandising transmitem uma imagem positiva da marca e contribuem para que os consumidores tenham uma percepção melhor dos produtos e da sua marca.
  • Invista em tecnologia: a tecnologia é grande aliada na criação de materiais de merchandising criativos e inovadores. Utilize recursos como impressões com diferentes acabamentos e relevos para criar experiências positivas e diferenciadas para seus consumidores. 

Procurando por materiais de merchandising em Curitiba?

A sua estratégia de merchandising no pdv vai necessitar de alguns ou mais desses materiais que citamos acima. Por isso conte conosco para produzir seus materiais para Curitiba e região.

Somos especialistas em Comunicação Visual e atuamos em Curitiba e região há mais de 30 anos. Com sólida experiência em diversos projetos, sempre oferecemos uma ampla gama de soluções em Impressão Digital para materiais de Merchandising e PDV, Fachada, Identidade Visual Interna e até Rótulos adesivos.

Com modernos processos de impressão, nossa equipe produz diferentes materiais de Comunicação com diversas opções de acabamento, conforme as características de cada negócio e estratégia. 

Fale conosco e vamos auxiliar sua empresa e seu Marketing com os seus materiais de comunicação visual.

Entre em contato com nossa equipe e solicite uma proposta.

Os rótulos de alimentos passarão por mudanças a partir de outubro de 2022, dois anos após a publicação da norma regulatória. Porém, a indústria de alimentos em geral, terá um prazo de adequação de acordo com o cronograma da ANVISA.

Continue acompanhando nosso artigo e saiba quais serão todas as mudanças, prazos e segmentos de empresas que precisam se adequar nos próximos anos.

Resumo fácil:

  • A importância dos rótulos de alimentos
    • Consumo consciente
    • Acesso à informação
  • Como será a nova rotulagem nutricional 
    • As principais mudanças nos rótulos
    • Como será a mudança
    • Cronograma de adequações
  • A impressão de rótulos de alimentos

A importância dos rótulos de alimentos

Tanto as grandes empresas quanto as pequenas sabem da importância dos rótulos para o seu negócio, pois é o primeiro contato do consumidor com o produto no ponto de venda. E com essa mudança na rotulagem dos alimentos, os clientes serão beneficiados diretamente. E dentro desse contexto, confira abaixo pontos de destaque para o consumidor e o fabricante. 

Consumo consciente

Nesse quesito, os rótulos de alimentos trazem diversas informações de grande importância sobre a composição nutricional de cada produto. Principalmente quando falamos de consumidores que possuem problemas de saúde, e necessitam de mais detalhamento sobre os produtos por questões de hábitos alimentares restritivos.

E isso está ligado diretamente na composição dos rótulos para alimentos e bebidas em geral. Pois neles, devem constar dados sobre itens como: sódio, gordura, açúcares, lactose, glúten ou aditivos alimentares, que podem contribuir com doenças ligadas a:

  • diabetes;
  • alergias;
  • hipertensão;
  • obesidade;
  • problemas no coração;
  • problemas gástricos;
  • etc.

Acesso à informação

Tendo em vista toda a questão de consumo consciente, o código de defesa do consumidor (CDC) traz como pilar no artigo 6 do CDC, a afirmação que a população tem direito a: “à educação, informação e liberdade de escolha, para que consumidores tenham parâmetros para tomar decisões”.

Conforme matéria publicada no site da ANVISA, “A partir de 9 de outubro de 2022, produtos que serão lançados no mercado já devem estar com os rótulos adequados às novas regras.  Para os produtos que já se encontram no mercado, há prazos diferentes de adequação (veja o cronograma abaixo). Entre as principais mudanças está a adoção da rotulagem nutricional frontal, além de alterações na tabela de informação e nas alegações nutricionais. Estabelecida pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020, a nova rotulagem tem como objetivo melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

Por isso é fundamental que os rótulos de alimentos sejam desenhados para contribuir e informar de maneira padronizada, clara e objetiva as informações do produto. Isso reflete diretamente na visão que o cliente tem em relação a preocupação da empresa para com os consumidores. E pode ser um ponto de destaque da estratégia de marketing de qualquer negócio. 

Como será a nova rotulagem nutricional

A nova rotulagem nutricional com certeza irá priorizar os consumidores, e o Grupo CB entende que essa mudança nos rótulos de alimentos deve ser positiva, pois prioriza uma mudança no comportamento das pessoas, que estão mais preocupadas com a composição alimento que estão levando para casa, além de se preocupar mais com a saúde.

As principais mudanças nos rótulos

  1. Ficará mais visível com a padronização das letras pretas e o fundo branco na tabela nutricional;
  2. Ficará fácil de comparar os dados de um produto com o outro, com o padrão base de 100g para todos os produtos;
  3. Facilidade na visualização dos açúcares totais na tabela nutricional.

Com essas mudanças nos rótulos de alimentos, nós do Grupo CB, como prestador de serviço de impressão de rótulos de diversos tipos, e para vários segmentos de mercado, acreditamos que irá facilitar ainda mais a vida dos consumidores, principalmente das pessoas que possuem restrições alimentares mais sérias.

E do ponto de vista das fábricas de alimentos e bebidas, é muito importante ter essa atenção e realizar as adequações o quanto antes.

Como será a mudança

As mudanças nos rótulos de alimentos no que diz respeito a tabela nutricional será de grande destaque. A principal alteração na rotulagem será a presença de uma lupa na frente do rótulo com o termo em caixa alta “ALTO EM” com a identificação dos principais nutrientes. Confira no vídeo abaixo da ANVISA:

rótulos-de-alimentos

As novas mudanças ainda contam com as seguintes alterações:

Será necessário incluir a rotulagem nutricional frontal (FOP (do inglês, front-of-package) – com o aviso sobre os açúcares adicionados, as gorduras saturadas e sódio quando ultrapassa os limites diários recomendados.

As letras pretas com fundo branco passarão a ser padrão na tabela nutricional. Com isso, evita-se os contrastes na embalagem que podem atrapalhar a legibilidade das informações para os consumidores.

Será  obrigatória a identificação dos açúcares totais e adicionais, assim como a declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml e o número de porções por embalagem/produto.

A maltodextrina foi mantida e será incluído o melado, rapadura e caldo de cana, como tipos de açúcares adicionados. Os açúcares naturalmente presentes em leite e derivados, sucos integrais, sucos reconstituídos e em sucos concentrados foram considerados como exceção para a mesma categoria.

A nova posição da tabela nutricional deverá estar perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sem quebras, emendas, amassados ou em áreas encobertas ou áreas deformadas que dificultem a visualização. Mas existe uma exceção: são para os produtos com área de rotulagem inferior a 100cm 2, em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que visíveis.

Confira o cronograma de adequações por tipo de produto:
Prazo de adequação Tipos de produtos
9 de outubro de 2022 Novos produtos que entrarem no mercado após 9/10/22.
9 de outubro de 2023 Alimentos em geral que já se encontram no mercado.
9 de outubro de 2024 Alimentos fabricados por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria de pequeno porte, agroindústria artesanal e alimentos produzidos de forma artesanal.
9 de outubro de 2025 Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.

Fonte: ANVISA

A impressão de rótulos de alimentos em Curitiba

Essa mudança é importante para os consumidores, ainda mais em tempos de grande preocupação com a alimentação. Por outro lado, para os fabricantes essa adequação contribui para alinhar a transparência em relação ao produto fabricado e disponibilizado para venda.

Nós do Grupo CB estamos altamente aptos para auxiliar as fábricas de alimentos na confecção de rótulos de alimentos. Possuímos um parque gráfico para a produção de rótulos em pequenas, médias e grandes tiragens:

  • Rótulos com recorte especial;
  • Flexografia Digital ou Convencional;
  • Rótulos em papéis especiais, como BOPP perolado, metalizado, fosco ou brilho.

Possuímos experiência em projetos de impressão digital especial para clientes de Curitiba e região, assim como para diversos segmentos da indústria, como Alimentos, Bebidas, Produtos de Higiene e Limpeza e Produtos Automotivos. Desta forma podemos auxiliar sua fábrica no processo de adaptação aos novos moldes de rótulos de alimentos.

Contamos com alta tecnologia em Impressão Digital e estamos preparados para atender projetos personalizados, conforme o design e material solicitado, da melhor maneira possível.

Solicite um contato da nossa equipe comercial.

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (41) 99991-2741 (abra direto por esse link: https://wa.me/5541999912741)

Quando o assunto é Impressão UV em acrílico, é possível ter acesso a várias opções e técnicas de impressão que vão desde as mais simples até as mais sofisticadas.

Afinal, o acrílico é um material muito famoso no universo gráfico, já que é bastante resistente, leve, transparente e, principalmente, muito fácil de ser personalizado. 

Por isso, este material é muito utilizado para comunicação visual das empresas, já que permite essa personalização.

É muito comum, por exemplo, o acrílico em aplicação de logos, placas corporativas de sinalização, totens e até displays para comunicação interna e externa. Entretanto, é preciso escolher a impressão ideal para aproveitar todo o benefício do material.

Existem, no mercado, duas opções consideradas as mais viáveis para impressão em acrílico, são elas a impressão UV e a de adesivo em vinil. As duas são eficazes, mas têm grandes diferenças entre si.

Quer saber mais sobre cada uma delas? Acompanhe no artigo!

Impressão UV em Acrílico

Já a impressão UV é uma das técnicas mais avançadas e vem ganhando cada vez mais destaque no mercado gráfico por conta da sua tecnologia que garante resultados surpreendentes. 

No caso do acrílico, a impressão UV é feita diretamente na superfície, dispensando a utilização de adesivos e adicionando um visual muito mais moderno. Além disso, a nitidez e qualidade desse tipo de impressão é um grande diferencial. 

Neste caso, as imagens ficam muito bem definidas, brilhantes e com cores vivas. 

E, essa qualidade não se restringe apenas a nitidez, as impressões são capazes de se sobrepor a desgastes ou despigmentação, visto que, a utiliza de tintas ultravioletas, isto é: após o contato com uma luminosidade intensa, consegue grande fixação na superfície.

A impressão UV no acrílico também consegue imprimir com texturas e diferentes efeitos, como o fosco, por exemplo. Dessa maneira, é possível inovar e deixar as impressões ainda mais sofisticadas!

Além desses benefícios, essa opção se destaca pela rapidez! Afinal, a impressão ultravioleta seca instantaneamente, promovendo ainda mais agilidade neste processo.

Mas, para além da alta qualidade, essa opção também possui caraterísticas ecológicas, já que as tintas utilizadas no processo não possuem a presença de solventes. Sendo assim, durante a secagem, essas tintas não produzem substâncias que são nocivas ao ambiente.

Já deu para perceber que essa opção é bastante avançada, mas apesar dessas características, os custos desse tipo de processo podem ser equivalentes ao da impressão por adesivos de vinil, por exemplo. 

Isso porque, a impressão UV consegue aproveitar muito bem a tinta, promovendo ótimo custo-benefício.

Adesivos de vinil para acrílico

Essa opção para acrílicos não é tão avançada quanto a impressão UV (que falaremos em seguida), afinal, ela consiste na aplicação de adesivos nas placas de acrílico. Apesar de garantir impermeabilidade e resistência, essa técnica não é indicada para todos os casos.

Entretanto, as impressões em acrílico com os adesivos de vinil possibilitam a substituição quando forem danificados, sem que haja a necessidade de trocar toda a placa de acrílico neste processo. Ou seja, você pode fazer a restauração apenas da arte!

Dessa forma, essa opção de impressão em acrílico pode ser ótima se você precisar fazer alterações constantes.

Neste sentido, os adesivos são considerados econômicos e práticos para muitas empresas!

Procurando onde fazer Impressão UV em Acrílico em Curitiba?

Agora que você já sabe os inúmeros benefícios de utilizar a impressão UV em acrílico, que tal considerar essa opção para desenvolver os materiais gráficos do seu negócio? 

O Grupo CB possui ampla experiência em projetos de comunicação visual e traz para o mercado o serviço de impressão de materiais para o ponto de venda.

Agora, você pode contar com displays de mesa, wobblers e expositores para loja de alta qualidade e durabilidade no seu estabelecimento.

Com o apoio da melhor tecnologia em impressão digital, nossa equipe de especialistas produz o material gráfico para pdv conforme o design do seu projeto — em materiais como PVC, MDF e acrílico —, e de maneira personalizada para atender às demandas do seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento sem compromisso!

A indústria de cosméticos tem uma regulamentação bastante rígida no país, afinal, seus componentes precisam ser explicitados nas embalagens para que o produto cumpra com seus objetivos e os consumidores tomem consciência dos cuidados.

Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem regras e normas específicas para as várias substâncias presentes nos produtos deste segmento. Dentro dessas normas, alguns produtos precisam de um cuidado especial na hora da produção do rótulo.

Quer saber quais são essas linhas de produtos cosméticos? Leia o artigo completo e confira as nossas dicas!

  • Alisantes

Com a alta do uso de produtos alisantes, a indústria de cosméticos precisou lidar com uma nova preocupação: a utilização do formol. Neste caso, o uso desse componente como cosmético é crime e, consequentemente, proibido pela Anvisa. 

Afinal, o uso de formol é permitido apenas como conservante, visto que, de outras maneiras a substância oferece sérios riscos à saúde.

Mesmo que esse composto não seja utilizado diretamente na formulação do cosmético, ainda assim, é preciso ter atenção redobrada nas interações que algumas substâncias possuem.

Além disso, há outras regras que o fabricante deve seguir a risca e manter informado em sua embalagem:

  • Manter fora do alcance de crianças;
  • Para o uso em grávidas e lactantes, consulte um médico;
  • Necessário teste de mecha;
  • Aplicação do produto apenas a meio centímetro da raiz;
  • Não fazer a aplicação caso o couro cabelo apresentar lesões

Outro ponto importante a ser avaliado, é o pH da solução: se for muito extremo, é essencial fazer o teste de corrosividade, pois é exigido pela Anvisa. 

  • Protetores solares

A indústria de cosméticos precisa ter bastante cuidado ao produzir os protetores solares, afinal, esse produto deve passar por uma série de testes de resistência à água e precisa informar ao público a concentração de filtros UV.

Esses testes são importantes, pois, no rótulo desses produtos deve constar a informação de reaplicação do produto, que precisa ser feita em menos de duas horas. 

Em outros países, informações mais genéricas são válidas (como os termos de “extrema resistência” ou “extrema duração”), mas no Brasil, a Anvisa não permite informações desse tipo.

  • Repelentes 

No caso dos repelentes, as exigências do órgão regulador também exigem alguns testes. Afinal, na embalagem é preciso conter informações de concentração e tempo de repelência, e cada tipo de repelente precisa de um teste diferente.

Mas, seja líquido ou em creme, é necessário que os produtos apresentem essas informações para os compradores. 

  • Gel antisséptico

Com a alta da venda desse produto durante a pandemia, os pedidos para a regularização do gel antisséptico aumentaram muito. 

Dentre as exigências, há a importância de conter substância desnaturante. Afinal, esse produto possui um álcool impróprio para consumo, é obrigatório que o item contenha um “gosto ruim” para evitar o consumo, principalmente, de crianças.

Além disso, há exigências para o rótulo do produto, que são as comuns a todos os itens da indústria de cosméticos. 

  • Dermocosméticos

Enquanto os cosméticos atuam em camadas mais superficiais da pele, os dermocosméticos têm ação mais invasiva e agem nas camadas mais profundas. Dessa maneira, esses produtos precisam de mais segurança do consumidor.

Mesmo com as características farmacológicas, os dermocosméticos ainda é um produto que faz parte da indústria de cosméticos e por esse motivo, precisam dos estudos de estabilidade para garantir a qualidade, segurança e eficácia. 

Dentro desse estudo, existem três frentes, a do estudo preliminar que realiza testes na fase inicial na produção do dermocosméticos. Além disso, o estudo acelerado também faz parte do controle de qualidade dos itens, e é essencial para começar a determinar a data de validade dos mesmos.

Por último, chamado de tempo de prateleira, esse estudo é realizado nas fases finais para avaliar o produto e condições de armazenamento. 

Dicas para a produção de rótulos na indústria de cosméticos

Além das informações específicas que foram supracitadas, um fator muito importante precisa ser abordado: a integridade do rótulo dos cosméticos.

Afinal, para que as informações obrigatórias cheguem até o público, é preciso que o rótulo tenha a resistência suficiente para enfrentar as diversas adversidades existentes no caminho.

Outro ponto de atenção para os rótulos de cosméticos é alegar quaisquer resultados sem comprovação científica. Alguns exemplos são: “mata bactérias”, “protege a pele”, “resultados imediatos”, etc.

Além disso, investir em rótulos de qualidade pode transformar suas vendas, afinal, o design da sua embalagem também é muito importante para quem consome.

Uma alternativa rentável e eficiente são os rótulos em Material BOPP, um material resistente a água e diferentes temperaturas, com baixo custo e ótimo acabamento, afinal, essa opção oferece opções de rótulos metalizados, perolizados e até transparentes (no label look).

Dessa forma, é possível manter a integridade das informações presentes na embalagem, visto que os rótulos em BOPP oferecem maior durabilidade!

Precisa de ajuda com seus rótulos adesivos?

Se você deseja rótulos de alta qualidade para os produtos da sua marca, seja um parceiro do Grupo CB.

Somos especialistas em comunicação visual, afinal, estamos no mercado há mais de 30 anos com sólida experiência em diversos projetos, sempre oferecendo uma ampla gama de soluções em rótulos personalizados para diversos tipos de embalagens e mercadorias.

Nossos rótulos são ideais para: alimentos; cervejas artesanais; produtos de limpeza e higiene; produtos automotivos e cosméticos.

Através de modernos processos de impressão, nossa equipe produz os rótulos para embalagens em diferentes materiais e opções de acabamento, conforme as características de cada mercadoria.

  • Papel Couché;
  • Papel metalizado;
  • BOPP perolizado;
  • BOPP metalizado;
  • BOPP transparente — no label look;
  • Transtérmico;
  • Vinil adesivo.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!

Siga no Instagram